Quando o Enem surgiu, a ideia era ser uma prova para avaliar o Ensino Médio no Brasil. Com o passar do tempo novas utilidades foram dadas à prova e, hoje, a nota do Enem serve para muita coisa, até mesmo para entrar em uma universidade sem a necessidade de prestar um vestibular.
Descubra abaixo o que você pode fazer com a nota do Enem.
O Governo Federal possui programas que facilitam o ingresso no Ensino superior e estão diretamente ligados ao ENEM.
O SiSU é um sistema informatizado que promove o ingresso de participantes do ENEM em Instituições Públicas de Ensino Superior.
+ USE O NOSSO SIMULADOR DO SISU PARA DESCOBRIR ONDE VOCÊ PODE ESTUDAR EM 2019
#Sisu2019 | Primeira edição vai ofertar 235.476 vagas em 129 instituições de todo o país. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, de 22 a 25 de janeiro. Saiba mais: https://t.co/GMG97TQI7Z Acesse: https://t.co/zbIZGp6DhT pic.twitter.com/Dpasu78IPv
— ACS MEC (@MEC_Comunicacao) 4 de janeiro de 2019
Já o ProUni, Programa Universidade para Todos, é um programa que oferece bolsas de 50% e 100% da mensalidade em Instituições particulares, facilitando o acesso de alunos carentes ao ensino superior.
+ USE NOSSO SIMULADOR DO PROUNI PARA SABER ONDE VOCÊ CONSEGUE BOLSA EM 2019
Requisitos para participar do Prouni 2019. #prouni #enem #fies #sisu https://t.co/xYfZbVgIyb pic.twitter.com/cEiD8DO8Ca
— VestibulandoWeb (@vestibulandoweb) 3 de janeiro de 2019
O FIES, Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa que visa financiar as mensalidades de cursos de graduação em instituições do Ensino Superior.
Todos os programas citados exigem a nota do ENEM e utilizam o desempenho do participante como critério para a seleção.
Muitos não sabem, mas o Enem serve também para você conseguir uma vaga em um curso técnico. Com isso, você busca uma qualificação profissional mais rápida, já que os cursos técnicos têm duração de apenas 2 anos. Para isso você usa o SisuTec (Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), que funciona como o SiSU, mas voltado para vagas do ensino Técnico.
O Enem é a primeira fase de alguns concursos públicos. A Polícia Militar da Paraíba (PM/PB) por exemplo, utiliza a nota do Enem como fase teórica de classificação desde 2013.
Um outro exemplo vem de Belo Horizonte (MG). Em 2016, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) abriu vagas para especialistas em políticas públicas e gestão governamental, e a nota do Enem foi usada como método de classificação. Além da nota na prova e na redação, os candidatos precisaram fazer uma prova objetiva para o concurso da Seplag.
É possível que outros concursos públicos comecem a utilizar o Enem para a seleção. Então fique atento aos editais dos concursos e aos prazos de inscrição se este for o seu objetivo com a nota do Enem.
Caso você queira estudar na Europa com a nota do Enem, hoje é possível.
Neste link, você encontra uma lista de todas as 37 universidades portuguesas que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso com link para o site da instituição e a data em que começou a aceitar alunos brasileiros por meio da nota do Enem. Aqui você encontra as do Reino Unido.
Os resultados do Enem podem ser usados por 37 Instituições de Educação Superior (IES) portuguesas. Levantamento recente revelou que pelo menos 1.200 brasileiros já ingressaram em IES portuguesas por meio dos convênios do Inep. Saiba mais: https://t.co/5KkmxgCpse pic.twitter.com/Z0DhEpv33K
— ACS MEC (@MEC_Comunicacao) 4 de janeiro de 2019
A nota do ENEM pode ser aceita como forma de ingresso em Instituições de Ensino particulares. Assim, os alunos que apresentam um bom desempenho no ENEM não precisam realizar a prova do vestibular.
O candidato que apresentar a nota do ENEM como forma de ingresso para um curso de graduação ainda poderá garantir descontos e benefícios, de acordo com o seu desempenho.
Deixe um comentário