O que preciso saber sobre o Sisu 2020; veja dicas!

Crédito Educativo

O que preciso saber sobre o Sisu 2020

Sisu 2020 terá 237 mil vagas em 128 instituições de ensino superior espalhadas Brasil afora. Saiba tudo o que é necessário para fazer sua inscrição.

10 meses ago - Equipe Cafeina Nerd
#Sisu #sisu 2020
matrículas para o Sisu 2019

As inscrições para o Sisu 2020 estão prestes a começar. No dia 21 de janeiro ao dia 24 (terça a sexta) o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) receberá as inscrições para mais de 237 mil vagas em instituições de ensino superior de todo o Brasil. Candidatos que fizeram o ENEM estarão disputando, de acordo com suas notas, vagas em 128 instituições públicas.

Para te ajudar nessa missão, separamos abaixo algumas dicas para você ficar por dentro sobre como funciona o Sisu. Confira:

O que preciso saber sobre a inscrição do Sisu?

  • Data das inscrições: 21/1 a 24/1;
  • O candidato pode escolher duas opções de curso, primeira e segunda.
  • Todo o dia o sistema atualiza e muda a ordem dos inscritos de acordo com as notas do ENEM. Dessa forma, se você ver que não vai passar em determinado curso pode aplicar a outro.
  • A 1ª atualização acontece 0h de 23/1;
  • É recomendável entrar no sistema uma vez ao dia para saber se a disputa pela vaga ainda é viável ou se prefere mudar de curso;
  • A primeira chamada acontece no dia 28/1.
  • Se for aprovado na segunda opção de curso, o candidato não será incluído na lista de espera da primeira opção (leia mais abaixo);
  • O prazo para escolher participar da lista de espera é de 29/1 a 04/2;
  • A convocação da lista de espera será no dia 7/2 a 30/4;

Quais faculdades participam do Sisu?

Para saber quais faculdades participam do Sisu é preciso entrar no site e pesquisar por universidade, município ou curso. Até mesmo antes do dia 21 já é possível consultar no site as instituições participantes. Nesse ano, são 128.

Como são vários cursos e várias universidades, é importante entrar no site do Sisu e procurar as instituições e cursos de interesse. É interessante fazer uma lista de prioridades e de interesses.

O que fazer antes da abertura das inscrições?

Antes de tudo, pegue papel e caneta e coloque suas prioridades de curso, cidades e instituições. Planeje-se para fazer a escolha certa quando o sistema abrir. Converse com família e amigos sobre a possibilidade de se mudar de cidade, por exemplo. E, claro, vá pesquisando sobre as universidades para saber quais valem a pena.

É necessário entrar no Sisu todos os dias?

Entrar no Sisu todos os dias para ver as atualizações é importante para que você saiba aonde está conseguindo vagas. Dessa forma, pode optar por mudar a escolha de curso e universidade, por exemplo. Não deixe para o último dia. Planeje-se.

Deixe um comentário