Saiba qual é a forma correta de se usar em cada situação; Por que ou porque? Por quê ou Porquê?
O Por Que pode ser empregado de duas maneiras diferentes:
1) A primeira e mais comum é quando o Por que é usado no início de uma frase de maneira interrogativa, iniciando uma pergunta. Dessa forma, ele pode ser substituído por: “Por qual motivo” ou “Por qual razão”.
Exemplos:
Portanto, repare: quando o substituímos ele mantém o mesmo significado:
2) A segunda forma de se usar o Por que é para ligar duas orações. Dessa forma, o “por” funciona como preposição e o “que” como pronome relativo. Nesse caso, é possível substituir por “pela qual”, “pelos quais”, “por qual”, “por quais” ou “pelas quais”.
Confira alguns exemplos:
Fazendo a substituição…
O Porque é utilizado de maneira explicativa. Geralmente, colocamos-a em respostas e explicações. É muito comum usarmos esta forma também na língua falada.
As substituições possíveis neste caso são “pois”, “já que” ou “uma vez que”.
O por quê, separado e com acento, é usado na parte de final de uma frase interrogativa, sendo sempre seguido por ponto de interrogação ou ponto final, imediatamente na sequência.
Neste caso, o por quê equivale a “por qual motivo” e “por qual razão”, assim como o por que. A diferença, neste caso, é que o por quê está sempre no fim da frase e é seguido por um ponto de interrogação ou ponto final.
O porquê é usado de forma diferente dos demais, sendo empregado como um substantivo, com o significado de “razão”, “causa” ou “motivo”. Ele vem sempre acompanhado por um pronome, artigo, adjetivo ou numeral.
Substituindo:
Deixe um comentário