2ª fase da FUVEST 2019 inicia com Marx, Chico Buarque e redação. Veja!

Educação

2ª fase da FUVEST 2019 começa com Marx, Chico Buarque e redação sobre história

Neste domingo (06), foi aplicada a prova de português da 2ª fase da FUVEST 2019 para mais de 35 mil candidatos e mais de 3 mil treineros.

07/01/2019 - Equipe Cafeina Nerd
#Fuvest 2019 #Prova de Humanas #Prova de Português da segunda fase da FUVEST 2019 #Segunda fase da FUVEST 2019

Foi aplicada neste domingo (06) a prova de português da 2ª fase da FUVEST 2019. O teste inicia a segunda fase do vestibular, que dá vagas para novos alunos estudarem na Universidade de São Paulo (USP) em 2019. Foram 10 questões de língua portuguesa, além da proposta de redação. Mais de 35 mil candidatos e 3 mil treineiros compareceram. O exame foi elogiado pelos professores devido a seu caráter contemporâneo. Nesta segunda-feira (07) a FUVEST começa a aplicar as provas de habilidades específicas, de acordo com a carreira escolhida pelo candidato.

Confira a prova de português da 2ª fase da FUVEST 2019 na íntegra:

“Brás Cubas” e “Vida de Menina”

No primeiro dia da 2ª fase da FUVEST 2019, uma das questões que mais chamou a atenção dos estudantes foi uma de literatura, que comparava os livros “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, obra de Machado de Assis, e “Vida de Menina”, de Helena Morley – pseudônimo de Alice Dayrell. A questão trazia à tona uma comparação entre a descrição que Bás Cubas fazia de seus pais com a descrição que Helena (de vida de Menina) fazia dos pais dela. o interessante disto seria a perspectiva dentro de patriarcado e matriarcado. Enquanto Brás Cubas vê seu pai como o “Deus na Terra”, Helena vê a mãe como “Nossa Senhora na Terra”. A questão é a de número 9 nas imagens acima.

O pessoal achou um pouquinho difícil, pelo visto…

Marx e Chico Buarque

Além disso, o vestibular também se utilizou de menções do filósofo e sociólogo Karl Marx e do cantor Chico Buarque. A frase de Marx e uma análise sobre a ideologia do autor foram utilizadas para discutir sobre a figura histórica da mulher no capitalismo. Em relação a Chico Buarque, foi usada a letra de sua música “Meu Caro Amigo” , que retratava um período da ditadura militar. Os candidatos tiveram que analisar o gênero discursivo dela. A questão sobre Marx é a de número 4 nas imagens acima e a de Chico é a 5.

O fato de serem duas figuras representativas da “esquerda” causou divisão de opiniões nas redes sociais.

Vagas na USP 2019

Vale lembrar que em 2019 a USP está abrindo 8.362 vagas no total. Elas serão divididas por modalidades de Ampla Concorrência, Escola Pública e Escola Pública PPI (autodeclarados pretos, pardos e indígenas).

Calendário da 2ª fase da Fuvest 2019

Nesta-segunda-feira (07), a FUVEST aplica outra prova com 12 questões de duas, três ou quatro disciplinas, de acordo com o curso escolhido. Os candidatos de Artes Cênicas terão, ainda, mais uma bateria de provas. De 9 a 11 de janeiro, eles farão testes de Habilidades Específicas. No dia 24 de janeiro sai a lista dos aprovados na 1ª chamada.

  • 7/1: Prova da 2ª fase (Disciplinas Específicas)
  • 9/1 a 11/1: Prova de Habilidades Específicas de Artes Cênicas
  • 24/1: Divulgação dos candidatos aprovados na 1ª chamada
  • 28/1: Matrícula pela internet dos aprovados na 1ª chamada

Deixe um comentário