MEC adia prazo da inscrição do FIES pela 3ª vez em 2019

MEC adia prazo da inscrição do FIES pela 3ª vez

Prazo da inscrição do FIES 2019 é adiado pela terceira vez. Agora, estudantes tem até a próxima sexta-feira (12) para concluir a matrícula.

08/04/2019 - Equipe Cafeina Nerd
#Enem #FIES #Fies2019

O Ministério da Educação (MEC) afirmou nesta segunda-feira (08) que o prazo da inscrição do FIES 2019 sofreu, novamente, alteração. Dessa forma, os estudantes têm como data máxima a próxima sexta-feira (12) para concluir e confirmar a matrícula. Segundo comunicado do MEC, estes alunos já receberam o aviso por e-mail e SMS. O problema que impedia alguns de fazerem a contratação “foi solucionado o problema que impedia a troca de informações com o agente financeiro e, consequentemente, a contratação do financiamento com a instituição bancária“, segundo o MEC.

+ FAÇA NOSSO TESTE VOCACIONAL

Pela terceira vez, o prazo da inscrição do FIES sofreu alterações. E engana-se quem pensa que parou por aí. Em comunicado do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o MEC disse que erros operacionais podem fazer com que o prazo seja adiado até 30 de junho.

Vale lembrar: o prazo do edital para a complementação era de 26 de fevereiro a 7 de março. Depois foi prorrogado para 11/3, depois 5/4 e agora 12/4.

“Não há motivo de preocupação nem de cobrança dos estudantes por parte das instituições”, disse Blumm, diretor de gestão de Fundos e Benefícios do FNDE. “Após a contratação, as instituições serão ressarcidas retroativamente. O prazo foi estendido até o dia 12 para que todos os alunos tenham a validação completa.”

A grande reclamação dos alunos que não estavam conseguindo concluir a matrícula era relativo ao prejuízo acadêmico, a perda de semestre. Isso porque algumas faculdades estavam proibindo que os contratantes assistissem as aulas, já que não tinham fechado o contrato.

“O estudante tem que ter consciência de que, se ele não tem a contratação adequada com o Fies, ele se matriculou e assistiu às aulas, terá que fazer o ressarcimento à instituição“, confirmou Luiz Blumm.

A primeira e única chamada foi divulgada no dia 25 de fevereiro e os alunos estão sendo convocados para as vagas remanescentes até 10 de abril.

Deixe um comentário