Neste ano de 2017, o INEP manteve a regra sobre as cores das provas do Enem e manterá elas idênticas às dos anos anteriores.
No primeiro dia, os cadernos de 1 a 4 estavam com as capas nas cores Rosa, Azul, Amarelo e Branco. Já no segundo dia de aplicação do exame, os cadernos de 5 a 8 trarão as cores Rosa, Azul, Amarelo e Cinza. Com nos anos anteriores, a cor Branca é substituída pela Cinza no 2ª dia de prova.
Essa diferenciação de cores traz dúvidas a muitas pessoas sobre o conteúdo das provas, se realmente são os mesmos. E a resposta é simples, sim, são.
As questões de todos os cadernos são idênticas, o que existe é uma alteração na ordem das questões para dificultar a “cola”. Os cadernos são distribuídos pela sala de forma que nenhum aluno fique perto de outro que tenha a mesma cor de prova que a sua para que não haja nenhum tipo de fraude ou troca de informações.
É muito importante prestar a máxima atenção na hora de preencher o gabarito. Muitos candidatos cometem o equívoco de esquecer de transcrever a frase de segurança referente a cor do seu caderno de questões para o cartão-resposta.
Caso isso ocorra, o sistema não identifica qual a cor de prova que o candidato fez e não a corrige, logo, o candidato fica sem nota.
Vale esclarecer que isso não significa que o candidato foi eliminado ou desclassificado do Enem, porém, é como se o mesmo não tivesse comparecido naquele dia, tendo suas provas zeradas.
Este ano de 2019 pode ser o melhor da sua vida nos estudos, e aqui no Cafeína Nerd temos muitas dicas e artigos para ajudar você a chegar lá.
Deixe um comentário