Quanto custa um curso EAD? É mais barato ou mais caro?

EAD

Quanto custa um curso EAD?

Quanto custa um curso EAD em relação a um presencial? Ele é mais barato ou mais caro? Confira!

11/10/2018 - Equipe Cafeina Nerd
#EAD

Com o crescimento fulminante da modalidade a distância no Brasil nos últimos anos, uma das dúvidas mais frequentes sobre o assunto tem sido: quanto custa um curso EAD em relação a um presencial? De antemão, é possível dizer que é muito mais barato, não só pela mensalidade, mas também pelos vários motivos que mostraremos abaixo. Além disso, o custo-benefício acaba sendo muito superior para o aluno que opta por esse tipo de formação.

Por que um curso a distância sai mais em conta?

Quando se entra em uma instituição de ensino presencial, o aluno não paga somente pelo conteúdo e pelo professor. Mas, também pela água que consome, pela luz que gasta em sala de aula e no elevador, por todo o ambiente físico que engloba a faculdade, pelos livros da biblioteca, pela limpeza e manutenção do local e assim por diante. Agora, imagine que um aluno de EAD só precisa ir para o polo presencial duas vezes por semestre. Não seria justo cobrar o mesmo valor dele, certo? E é por isso que o valor cai tanto.

O curso EAD cobra somente o necessário, referente àquele conteúdo e ao professor que o produziu, para você receber aonde quer que esteja. Resumindo, é a mesma educação, muitas vezes até superior, por toda a interatividade que o curso vai lhe proporcionar, e por um valor muito mais abaixo do que seria um presencial.

Além da mensalidade, aluno EAD economiza de outras formas

Engana-se quem pensa que o valor mais baixo de um curso a distância tem relação apenas com a mensalidade. Muito pelo contrário. O aluno de um curso EAD economiza também em transporte, em refeições, que são mais caras nas redondezas das instituições de ensino, em xerox que seriam tirados, em folhas de trabalho que seriam entregues aos professores, etc. Se colocado no papel, o dinheiro economizado, pago pelo mesmo ensino, fará muita diferença em investimentos futuros.

Valor: EAD X Presencial

Por todos os motivos explicados acima, um curso EAD no Brasil é encontrado a partir de R$ 159,00 por mês. Para efeitos de comparação, um curso presencial com valor considerado baixo, na média de mercado, acaba saindo, pelo menos três ou quatro vezes mais caro do que isso.

Deixe um comentário