Após polêmica, Inep confirma rascunho com linhas na redação do ENEM

Enem

Após polêmica, Inep confirma rascunho com linhas na redação do ENEM

Após anunciar mudanças na diagramação da prova do ENEM, o Inep afirmou que a folha de rascunho da redação com linhas será mantida.

18/03/2019 - Equipe Cafeina Nerd
#Enem #ENEM2019 #Inep #provadoenem #redaçãodoenem

Depois de anunciar, na segunda-feira (11) que tomaria medidas para economizar papel na impressão das provas do ENEM, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que a folha de rascunho com linhas será mantida no exame de 2019, assim como o espaço para cálculos matemáticos.

Confira o que disse o Inep, em comunicado via Twitter:

O órgão ainda complementou:

A divulgação da economia de folhas vinha causando preocupação nos estudantes que vão prestar o maior vestibular do país desde a semana passada. Leonardo retratou bem o sentimento dos vestibulandos Brasil afora:

+ FAÇA NOSSO TESTE VOCACIONAL

Além da mudança na diagramação, o Inep anunciou outras mudanças no Enem. Os dados biométricos dos estudantes passarão a ser coletados com uma pequena esponja que permite a coleta da digital e pode ser utilizada mais de 3 mil vezes. Até o ano passado, a coleta da digital era feita com uma lâmina de grafite, individual.

A capacitação dos colaboradores envolvidos na aplicação do Enem será feita principalmente a distância. Com isso, será reduzida a capacitação presencial.

Tais medidas são parte do Programa de Redução de Custos e Otimização dos Recursos Logísticos, um dos seis pilares do Programa de Modernização do Inep. Ao todo, o órgão pretende economizar 42 milhões de reais em 2019.

Calendário do ENEM 2019:

  • 1º a 10 de abril – solicitação de isenção da taxa de inscrição e justificativa de ausência no ENEM 2018
  • 6 a 17 de maio – inscrições para todo o Brasil
  • 3 de novembro – 1º dia de prova
  • 10 de novembro – 2º dia de prova

Deixe um comentário