Redação da Fuvest 2020 aborda papel da ciência na sociedade

Redação da Fuvest 2020 aborda papel da ciência na sociedade

Estudantes realizaram a prova de português e fizeram a redação no 1º dia da 2ª fase da Fuvest 2020

9 meses ago - Equipe Cafeina Nerd
#Fuvest #Fuvest 2020 #redação da fuvest

A 2ª fase do vestibular da Universidade de São Paulo (USP) trouxe como tema da redação da Fuvest 2020 “o papel da ciência no mundo contemporâneo”. Além disso, das dez questões de português, seis tratavam de interpretação de texto e gramática. Nesta segunda-feira (6), os estudantes realizam a prova de disciplinas específicas, de acordo com o curso escolhido.

+ Veja aqui o caderno de provas do 1º dia da 2ª fase

A proposta da redação sobre “O papel da ciência no mundo contemporâneo” trouxe cinco textos de apoio. Um de autoria do escritor Luis Fernando Veríssimo, um do pesquisador Oscar Sala, uma música de Gilberto Gil, uma declaração do cientista Carl Sagan e um trecho de um artigo da médica Alicia Kowaltowski. Confira-os abaixo:

Prova de redação da Fuvest 2020 — Foto: Reprodução/Fuvest

Sem surpresa no tema da redação da Fuvest 2020

De acordo com professores dos cursinhos mais renomados de São Paulo, o tema da redação não surpreendeu, já que alguns dos assuntos mais abordados no ano letivo foram as fake news. Quem conseguiu fazer a relação disso com a importância da ciência na sociedade tem grandes chances de se dar bem.

Dos 35 mil candidatos que avançaram à segunda fase da Fuvest, 6,9% não compareceram – um aumento em relação a 2019, quando 7,7% faltaram no primeiro dia do exame.

Prova de português

Além da redação, a prova contava com questões de português. Das 10 perguntas apresentadas, seis tinham como base interpretação de texto e gramática. As demais foram referentes às obras literárias obrigatórias.

A interpretação de texto foi a chave para uma boa performance nesse 1º dia da 2ª fase da Fuvest. Além disso, como sempre, era indispensável ter lido as obras obrigatórias e saber analisá-las.

Calendário – 2ª fase da Fuvest 2020

  • Datas das provas: 5 e 6 de janeiro
  • Abertura dos portões: 12h30
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Duração: 4h por dia
  • Saída liberada a partir das: 16h
  • Conteúdo: 5/1- português (10 questões) e redação; 6/1 – 12 questões de duas, três ou quatro disciplinas (6 ou 4 ou 3 questões de cada uma), de acordo com a carreira escolhida.

Para algumas carreiras, há prova de Habilidades Específicas de caráter eliminatório e classificatório.

Deixe um comentário