Redação da Unicamp aborda doutrinação ideológica na sala de aula

Educação

Redação da Unicamp aborda doutrinação ideológica na sala de aula

Propostas de redação da Unicamp abordam doutrinaçao ideológica na sala de aula e relação entre Índice de Desenvolvimento Humano e Produto Interno Bruto.

14/01/2019 - Equipe Cafeina Nerd
#2ª fase da Unicamp #2ª fase da Unicamp 2019 #Unicamp #Unicamp 2019

Foi aplicada neste domingo (13) a prova de redação da Unicamp, válida pela segunda fase do vestibular, que dará mais de 2.500 vagas em 69 cursos em 2019. Foram duas propostas: a primeira abordou a doutrinação ideológica na sala de aula e a segunda abordou a relação entre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Produto Interno Bruto (PIB). Dessa forma, a universidade segue a linha de trazer temas atuais para o debate na redação.

+ VEJA O QUE MAIS CAI NA 2ª FASE DA UNICAMP

Segundo estudantes que fizeram a prova, na primeira proposta a Unicamp pedia ao candidato a elaboração de um abaixo-assinado, solicitando um esclarecimento da escola, depois de uma professora receber ameaças anônimas por conta da suposta prática no trabalho.

Já na segunda proposta do exame, a universidade campineira pedia que fosse elaborado um comentário, para ser postado em um fórum de rede social, a partir de dois gráficos, relacionados a IDH e PIB.

Além da redação, os candidatos também responderam questões de literatura, referentes às obras pedidas pela Unicamp, que incluem romances, poesias, sermões, diário, teatro e contos. Segundo alunos ouvidos pela reportagem, era necessário ter lido as obras com atenção para responder as perguntas sem problemas.

Nesta segunda-feira (14), a segunda fase da Unicamp continua com questões de matemática, geografia e história. Já na terça-feira (15), química, física e biologia serão cobradas.

Veja o que caiu nas redações anteriores?

Ano Tema do texto 1Tema do texto 2
2018Pós verdade e fake newsLiberdade de expressão
2017Presença de estrangeiros no paísDoação de livros
2016Estímulo à leituraIndução das emoções
2015Humanização no atendimento à saúdeViolência na escola

Calendário da 2ª fase da Unicamp:

  • 13 de janeiro: prova de redação (com duas propostas de textos a serem desenvolvidas pelo candidato) + prova de Língua Portuguesa + Literaturas de Língua Portuguesa
  • 14 de janeiro: prova de matemática + prova de geografia + prova de história
  • 15 de janeiro: prova de física + prova de biologia + prova de química
  • 21 a 25 de janeiro: prova de habilidades específicas em Campinas para candidatos a Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança.
  • 11 de fevereiro: divulgação da 1ª chamada (para matrícula não presencial).
  • 12 de fevereiro: matrícula não presencial na página eletrônica da Comvest.

Quer mandar bem em 2019?

Este ano de 2019 pode ser o melhor da sua vida nos estudos, e aqui no Cafeína Nerd temos muitas dicas e artigos para ajudar você a chegar lá.

  • Teste vocacional: temos aqui uma ferramenta para ajuda-lo a encontrar o curso que mais se encaixa com o seu perfil pessoal, só acessar o link acima;
  • Bolsas de estudos com até 80% de desconto: aqui no Cafeína preparamos artigos com os melhores programas de bolsas de estudos, como o Quero Bolsa, Neora Bolsas e Educa mais Brasil;

Deixe um comentário