O Inep anunciou nesta semana as novas regras do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), prova que vai substituir o Enem como forma de obtenção do diploma do ensino médio e fundamental.
A estimativa é de 222.180 participantes no ensino fundamental e de 815.731 candidatos de nível médio façam o ENCCEJA. Serão 564 municípios participantes, em contraste com as 1,7 mil cidades onde o Enem aconteceu em 2016.
O principal motivo de mudança é que o Enem, na sua estrutura original, não é um exame para certificação de ensino médio. O ENCCEJA é muito mais preparado para essa certificação. Outro fator para mudança são as taxas de aprovação: menos de 10% dos alunos conseguiam a certificação fazendo a prova do Enem.
Data da prova: 8 de outubro, nos períodos da manhã e da tarde.
Inscrições: Entre os dias 7 e 18 de agosto.
Para participar do ENCCEJA de nível fundamental, o aluno deve ter no mínimo 15 anos. Os participantes do nível médio precisam ter pelo menos 18 anos.
Cada prova será composta por 30 itens de múltipla escolha, sendo que para obter o certificado, o estudante deve pontuar pelo menos 50% em cada área, inclusive na redação.
Ao todo, serão 120 questões, além da redação. No Enem, o candidato responde a 180 questões.
IMPORTANTE: O Inep vai apenas aplicar e corrigir as provas do ENCCEJA. Os diplomas serão distribuídos pelas secretarias estaduais de educação ou pela instituição aplicadora da prova.
Deixe um comentário