Resultado do Encceja 2018 é disponibilizado pelo Inep. Veja sua nota!

Encceja

Confira o resultado do Encceja 2018

Resultado do ENCCEJA 2018 é disponibilizado pelo Inep. Veja quanto você tirou e se conseguiu a certificação do Ensino Médio.

14/11/2018 - Equipe Cafeina Nerd

O Inep divulgou nesta terça-feira (13), o resultado do Encceja 2018 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), referentes ao Ensino Médio – os referentes ao Ensino Fundamental só serão divulgados em 10 de dezembro. Para acessar sua nota, os estudantes precisam acessar a Página do Participante. Lá, basta inserir CPF e senha para conseguir visualizar o desempenho obtido.

No ano de 2018, o Encceja teve um total de inscritos de 1.695.607. A prova, que foi aplicada no dia 5/8, contou com a presença de 578.865 dos inscritos para o Ensino Médio. Destes, 36% conseguiram a certificação completa, que engloba as quatro áreas de conhecimento (Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias). Vale lembrar que o Encceja também permite a certificação do participante que obtém a declaração parcial da proficiência nas quatro áreas, em edições diferentes da prova, ou de quem já tem via ENEM, responsável pela certificação, até 2016.

Destrinchando um pouco os resultados do Encceja, é possível ver que Ciências da Natureza foi onde os candidatos conseguiram as melhores médias e Matemática a pior. Veja:

% de participantes que obtiveram a nota mínima para a certificação do Encceja:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 91%
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: 81,1%
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias: 67,3%
  • Matemática e suas Tecnologias: 59,6%

Como solicitar a certificação do Encceja

Para solicitar a certificação completa, o participante deve se dirigir às Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, que escolheram durante a inscrição. Aqueles que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento também devem procurar as secretarias para solicitar a declaração parcial de proficiência. Com essa declaração, eles ficam liberados de fazer as provas da mesma área de conhecimento em futuras edições do Encceja. Ou, em caso de completarem as quatro áreas, podem solicitar o certificado.

Resultados do Encceja – Ensino Fundamental

O resultado do Encceja para Ensino Fundamental será divulgado a partir 10 de dezembro. As notas do Encceja Nacional PPL, Encceja Exterior e Encceja Exterior PPL serão liberadas mais adiante.

Deixe um comentário