Sisu abre inscrições e mostra notas de corte pela primeira vez

Sisu abre inscrições e mostra notas de corte pela primeira vez

Com site instável e informações divergentes, Sisu 2018 divulga notas de corte pela primeira vez. Sistema oferece vagas em universidades públicas do Brasil.

23/01/2019 - Equipe Cafeina Nerd
#Enem #notasdecortedoSISU #Sisu #Sisu2018 #SISU2019

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abriu suas inscrições, que darão vagas em universidades públicas em 2019, nesta terça-feira (22). Fugindo do protocolo, o site oficial do Sisu divulgou as notas de corte parciais de cada curso, mesmo sem praticamente ter inscrições como referência. Com o site instável e informações divergentes (como na foto acima), os alunos tiveram dificuldades para realizarem suas inscrições.

+ USE O SIMULADOR DE NOTAS DE CORTE DO SISU

Após as reclamações dos candidatos nas redes sociais, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que houve “lentidão” devido ao grande número de acessos e que o site estava em “normalização”. A assessoria do MEC também não soube divulgar o motivo da antecipação das primeiras notas de corte.

Nos anos anteriores, as notas de corte só eram atualizadas a cada 24 horas. O programado para 2019 era que fossem divulgadas pela primeira vez à 0h desta quarta-feira (23). No entanto, já na terça-feira (22) era possível fazer a consulta. Nas edições anteriores, no último dia de inscrição os estudantes se guiaram somente pela nota de corte divulgada na madrugada, sem novas atualizações sobre a movimentação das notas nas últimas 24 horas do processo.

Como funcionam o Sisu e as notas de corte?

Nas últimas edições, o Sisu divulgava a cada 24h uma atualização da nota de corte. Ela serve como referência para o aluno aplicar a uma modalidade e a um curso em que terá chance de conseguir a vaga. Funciona da seguinte maneira: vamos supor que o curso de jornalismo, na UFABC, oferecerá 100 vagas de ampla concorrência. E que 200 alunos se inscreveram no Sisu até o momento. A nota de corte, portanto, é a centésima maior nota. Por exemplo, 650 pontos. Se alunos com notas melhores forem se inscrevendo, a nota de corte vai subir. Ela vai sendo atualizada pelo Sisu no decorrer da semana, até sexta-feira (25), quando se encerra.

Isso serve para que o aluno consiga ter uma noção de onde conseguirá uma vaga em 2019. De qualquer forma, ela é só uma referência. Mesmo a última nota de corte não condiz com o resultado final. Em 2018, o Sisu não fez atualizações nas últimas 24 horas.

Deixe um comentário