Desde segunda-feira (1º), candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) podem solicitar a isenção da taxa de inscrição da prova de 2019, que será de R$ 85. O prazo se encerra no dia 10 de abril. Confira as regras para saber quem pode pedir.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), possuem direito à isenção os seguintes candidatos:
alunos do último ano do Ensino Médio da rede pública;
candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou bolsistas integrais na rede privada, que provem renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Preencha o captcha para provar que você não é um robô.
Clique em “Li e concordo” e em “Continuar”
Confira seus dados na tela. Se estiverem incorretas, entre em contato pelo número 0800 616161
Preencha os dados de endereço e clique em “Continuar”
Preencha as informações relacionadas ao Ensino Médio e clique em “Continuar”
Se você tem NIS, informe o número ou use a ferramenta “Consulte o NIS”, que direciona para a base de dados do Ministério do Desenvolvimento Social. Se você não tem NIS, marque a opção “Não tenho NIS”.
Clique em “Confirmo minhas informações” e, depois, em “Continuar”
No visor que aparece na tela “Confirmação das Informações, confira se está tudo correto. Se precisar corrigir algum dado, clique em “Voltar”. Se estiver tudo certo, clique em “Confirmo meus dados”;
Na tela “Questionário Socioeconômico (QSE)”, responda a todas as questões referentes a você e a sua família de forma correta e verdadeira
Na tela “Contato”, informe corretamente os seus dados. É por meio deles que você poderá recuperar sua senha, caso esqueça, por exemplo.
Na tela “Senha”, você deve criar uma senha que será utilizada para acompanhamento da solicitação de isenção da inscrição do Enem. Caso a perca, ela será recuperada via e-mail ou SMS
Na tela Resumo das Informações, você terá mais uma oportunidade para conferir os dados informados e o motivo da ausência (caso tenha conseguido a isenção da inscrição do Enem no ano anterior e não tenha comparecido nos dois dias);
Clique em “Enviar solicitação”.
Justificativa de ausência
Também podem pedir isenção aqueles candidatos que conseguiram a gratuidade em 2018 e não puderam comparecer à prova. No entanto, eles precisam justificar a ausência entre as 10h do dia 1º de abril e as 23h59 do dia 10 de abril, no site oficial do ENEM. Confira aqui os documentos aceitos para comprovar a falta.
Caso a justificativa não seja aceita pelo Inep, o candidato terá que pagar a taxa de inscrição em 2019. Vale reforçar que em todos os casos os estudantes precisam dos documentos e que dados falsos podem causar a eliminação do ENEM.
O resultado da solicitação da isenção sairá no dia 17 de abril, no site do ENEM. Mesmo com a gratuidade confirmada, é preciso fazer a inscrição normalmente entre 6 e 17 de maio.
Confira o cronograma completo do ENEM 2019:
1º a 10 de abril – solicitação de isenção da taxa de inscrição e justificativa de ausência no ENEM 2018
6 a 17 de maio – inscrições para todo o Brasil
3 de novembro – 1º dia de prova
10 de novembro – 2º dia de prova
O ENEM acontece há mais de 20 anos e é uma das principais formas de entrada em faculdades privadas, federais e até estaduais de todo o Brasil. O principal método utilizado pelos alunos é via Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que dá vaga em centenas de universidades. Também é possível conseguir descontos, através do Fies, ou bolsas pelo ProUni.
Deixe um comentário