5 coisas para fazer no último mês de preparação para o ENEM

Estude

5 coisas para fazer no último mês de preparação para o ENEM

Veja algumas dicas do que fazer nos últimos 30 dias de preparação para o ENEM, o maior vestibular de todo o Brasil e que acontece em 3 e 10 de novembro.

25/09/2019 - Equipe Cafeina Nerd
#Enem #ENEM 2019 #preparação ENEM

Está chegando! Faltam, praticamente, 30 dias para o ENEM 2019 começar. E você deve estar se perguntando: o que eu posso fazer nesses últimos dias de preparação para alavancar o meu desempenho no exame? Bom, é para responder essa questão que viemos aqui hoje. Vamos dar 5 dicas do que fazer para chegar mais preparado e mandar bem no ENEM.

Uma boa notícia: ainda dá tempo de estudar, revisar e, talvez o mais importante quando a prova se aproximar: descansar. Bom, chega de enrolação que o tempo é curto!!! Confira nossa lista!

1. Veja edições anteriores para entender o tom da prova

Pode parecer besteira, mas o primeiro passo para mandar bem no ENEM é entender o que a prova está exigindo de você. Diferente de outros vestibulares, este quer menos “decoreba” e mais análises de como determinada disciplina interfere na vida da sociedade. O formato foge do senso comum de outros vestibulares. Sendo assim, é imprescindível analisar as provas anteriores com gabaritos em mãos.

2. Revise os temas que mais caíram nas últimas edições

É batata! Tem temas que caem todos os anos do ENEM. Procure na internet. reveja provas de anos anteriores. Assim, você saberá o que focar na revisão. Não é exagero! O ENEM gosta de repetir assuntos ano após ano.

3. Treine a Redação e, se possível, com correção

Se você faz algum cursinho pré-vestibular, é bem possível que a instituição te ofereça uma central de correção de redações. Pois bem, use isso com sabedoria. Também há sites e professores que podem te ajudar nessa missão. Treinar a redação é o único modo de achar o seu formato ideal, o seu modo de escrever e adaptar-se à prova.

4. Treine com simulados e exercícios

Pegue as provas dos anos anteriores e vá treinando. Vá medindo seus acertos para saber seu patamar de evolução. Aqui nós disponibilizamos as provas e os gabaritos de edições anteriores.

5. Hora do descanso!

Chegar na prova com a mente e o corpo descansados é fundamental. Portanto, aqui vai a dica do Cafeína Nerd: use os dois últimos dias para refrescar a mente, “esquecer” dos estudos, dar uma volta leve com os amigos, ir ao cinema, ao parque, praticar um esporte…o que precisava ser assimilado de conteúdo já foi. Nesses últimos 3 dias não adianta querer se forçar mais. Isso só vai te prejudicar na hora da prova! Não esqueça de dormir bem e comer alimentos leves.

Deixe um comentário