Unicamp divulga lista de aprovados na 1ª chamada

Pós-graduação

Unicamp divulga lista de aprovados na 1ª chamada

Vestibular da Unicamp oferta mais de 3 mil vagas para 2019. Matrículas devem ser realizadas na página da Comvest entre 11 e 12 de fevereiro.

08/02/2019 - Equipe Cafeina Nerd
#Unicamp #Unicamp2019 #Vestibular #vestibulardaunicamp #Vestibulares

A Comissão Permanente para Vestibulares (Comvest) divulgou nesta quinta-feira (7) a lista com mais de 3 mil aprovados na 1ª chamada da Unicamp para 2019. Além disso, a universidade também soltou a lista dos candidatos aprovados via Enem.

Segundo a Unicamp, o candidato que passou pelos dois métodos de entrada pode optar pela modalidade no ato da inscrição. A medida está prevista no edital do processo seletivo.

Matrícula

O calendário de matrículas é o mesmo para os dois formatos e dividido em duas etapas. A primeira deve ser realizada na página da comissão organizadora do exame (Comvest), entre 9h do dia 11 e 18h do dia 12; enquanto que a segunda, presencial, deve ser feita no dia 18 de fevereiro.

A segunda chamada está prevista para o dia 14, data em que também será disponibilizada as notas obtidas pelos candidatos na segunda fase do exame. Já a terceira está prevista para o dia 20.
Estão previstas 10 chamadas.

No dia 25, o aluno deve confirmar a matrícula no campi. “A matrícula só estará garantida após sua confirmação na data e horário estipulados”, segundo a assessoria.

Este é a primeira edição que a Unicamp adota cotas étnico-raciais para elevar a inclusão social.

Vagas via Enem

A Unicamp também fez processo seletivo via Enem. A universidade recebeu quase 18 mil inscrições. No caso, as cadeiras reservadas serão distribuídas da seguinte maneira:

  • 50% de cada curso ao segmento EP (escola pública);
  • 25% de cada curso ao segmento PP (autodeclarados pretos e pardos);
  • 25% de cada curso ao segmento EP+PPI (escola pública + autodeclarados pretos e pardos)

Como funcionou a 2ª fase da Unicamp

  • 13 de janeiro: prova de redação (com duas propostas de textos a serem desenvolvidas pelo candidato) + prova de Língua Portuguesa + Literaturas de Língua Portuguesa
  • 14 de janeiro: prova de matemática + prova de geografia + prova de história
  • 15 de janeiro: prova de física + prova de biologia + prova de química

Posteriormente, a prova de habilidades específicas e a divulgação dos resultados:

  • 21 a 25 de janeiro: prova de habilidades específicas em Campinas para candidatos a Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança.
  • 11 de fevereiro: divulgação da 1ª chamada (para matrícula não presencial).
  • 12 de fevereiro: matrícula não presencial na página eletrônica da Comvest.

A prova tocou muito nos assuntos relativos a direitos humanos e temas da atualidade na sociedade brasileira. A redação pediu os temas “doutrinação ideológica na sala de aula” e a “relação entre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB)”. Foram quase 19 mil alunos fazendo a prova da 2ª fase.

Deixe um comentário