Passei na faculdade! Vale a pena estudar em outra cidade?

Vale a pena fazer faculdade em outra cidade?

Fez o ENEM? Passou em uma pública? Meus parabéns, essa não é uma tarefa fácil! Agora, se você está em dúvida se realmente vai morar em outra cidade para cursar a faculdade, fique tranquilo! Você não é o único. Esse é um desafio complicado e a decisão de entrar de cabeça nele não é das […]

07/02/2019 - Equipe Cafeina Nerd
#dicadeestudos #Estudos #Intercâmbio #Sisu #Vestibular #viagem

Fez o ENEM? Passou em uma pública? Meus parabéns, essa não é uma tarefa fácil! Agora, se você está em dúvida se realmente vai morar em outra cidade para cursar a faculdade, fique tranquilo! Você não é o único. Esse é um desafio complicado e a decisão de entrar de cabeça nele não é das mais fáceis.

Em primeiro lugar, vamos deixar algo bem claro por aqui. Esse post não tem como intuito te falar se uma decisão é melhor do que a outra e sim te ajudar a pensar para que tudo seja colocado na balança e para que você saiba de todas as possibilidades – algo que te aproxima de fazer a escolha que vai te fazer mais feliz. Afinal, cada um é de um jeito diferente! Aqui abordaremos 5 tópicos:

  • Gastos
  • Qualidade da universidade
  • Cidade
  • Planos futuros

Então, vamos lá!

Calcule os gastos

Pegue caneta e papel. Por mais que a universidade seja pública, você vai ter gastos morando em outra cidade. Sem a sua família por perto, você terá que pagar moradia, comida, lazer, remédios e, claro, o deslocamento para visitar sua cidade natal, que provavelmente serão semanais, quinzenais ou mensais, com ônibus e aeroporto.

Comece a pesquisar pela moradia. Repúblicas são ótimas soluções se você está disposto a entrar de cabeça na vida universitária. Morar com outras pessoas, aprender a compartilhar e tantas outras peculiaridades é uma ótima experiência. Se você não for se incomodar com barulhos, bagunça e afins de seus colegas, esta é uma ótima opção e, certamente, a mais barata.

Coloque tudo isso no papel e veja quanto seria seu gasto. Sai mais em conta do que uma faculdade privada em sua cidade natal, na qual você terá mais facilidades e o luxo de dormir no seu próprio quarto, com sua família por perto?

Qualidade da universidade e mercado de trabalho

Existem dezenas de universidades públicas de excelente qualidade espalhadas Brasil afora. A que você passou é uma delas ou você só está pensando em ir pelo fato dela ser gratuita? Muitas vezes, o investimento de sair para morar em outra cidade pode ser o mesmo de uma privada de qualidade superior aonde você mora. Pesquise bem, pergunte para pessoas que se formaram nela a sua aceitação no mercado de trabalho…vá atrás de mais informações sobre as faculdades de melhor nível no seu curso desejado.

Essas informações podem ser encontradas em grupos da faculdade. Os veteranos, prestes a se formarem, podem dar um auxílio muito interessante nessa hora. Escute o que eles têm para falar. Saia perguntando mesmo, sem vergonha na cara.

Além disso, se você está interessado em encontrar um estágio na área durante a universidade procure saber como é o mercado local? Existem vagas naquilo que você quer trabalhar?

Pesquise sobre a cidade

Pode parecer bobo, mas você está indo para uma cidade desconhecida, em que você não conhece as pessoas e o clima da cidade, a estrutura e a “vibe” vão influenciar na sua experiência. Pesquise bastante para não ser surpreendido.

Planos futuros

Você é muito novo e nem devia estar pensando em planos futuros. Mas, como vai mudar para uma outra cidade, precisa fazer isso. A primeira pergunta a se fazer é: você se vê morando e trabalhando na cidade depois de se formar? E o mesmo você pode fazer com relação à sua cidade natal. Qual das duas tem um melhor mercado, que pode te gerar uma efetivação assim que você se formar.

Outra coisa muito importante! Se você pretende voltar para sua cidade, pense que você não terá contatos profissionais nela, já que se formou em outro lugar. E contatos significam muito no mundo atual.

Deixe um comentário